quarta-feira, 9 de março de 2016

Carteira de ações no verde!

Carteira entrou no verde por um breve momento, bom registrar isso...
Booooom!!!!

A bolsa tem bombado nesse começo de mês, levando minha carteira pro verde neste momento.
Segunda feira fui fazer um novo aporte. Como loguei somente depois do mercado fechar, deixei as ordens de compra pra terça feira.
Olha que Zica.
BRAP3 coloquei ordem a 5,03. Comprei na máxima do dia.
GOAU3 coloquei ordem a 1,70. Mínima do dia: 1,71
CGRA4 coloquei ordem a 8,40. Mínima do dia 8,41

Continuo com o aporte por fazer. Vou tentar aguardar pra ver se vem uma realização mais forte, não seria nada mal fazer umas compras na casa dos 45k.

Quanto a carteira atual, está assim:

Segue meus pensamentos sobre a carteira:

BRAP3: A ação que mais aportei, mas ainda vou querer aportar mais um pouco pra frente. Ela é basicamente uma holding comprada em VALE3 e em menor proporção em CPFL. Mas o engraçado é que ela caiu bem mais que a própria Vale. Hoje, depois de descontada a dívida da bradespar, o valor de mercado das ações que ela detém é de 3,4BI. Porém seu valor de mercado é de apenas 1,3BI, tendo aí um desconto de 60,5%. Pra ter uma ideia esse desconto chegou a ser de apenas 9,4% em 2011. Confio no case da Vale que está concluindo o projeto S11D, e acho que o preço do minério não tem mais espaço pra baixa.

EZTC3: De longe a melhor construtora, zero de dívida, maior margem do mercado. Queria aportar com o preço mais baixo, mas parece que não vai ter jeito.

ABCB4: Banco médio, com crescimento consistente de lucros, P/L de 4,45 e 8,5% de DY no momento. Considero uma boa compra a se fazer.

CGRA4: Ação com pouca liquidez, mas uma ótima pedida. O valor de mercado dela é de apenas 208M sendo que ela tem 105M em caixa. PL de 4,23 enquanto um monte de varejistas estão dando prejuizo e estão alavancados.

BBAS3: Essa aqui disparou com o rali do impeachment. Ainda assim continua com um PL ridiculo. Só a participaão dela em CIEL3 e BBSE3 já valem mais que o valor de mercado atual da empresa.

POMO4: Marcopolo é bem gerida, mas o mercado está muito ruim e parece que ainda vai demorar pra melhorar. Dívida em nível OK, mas o lucro despencou. Não pretendo aportar novamente nela em um futuro próximo.

GOAU3: Essa ação é como se fosse o bilhete premiado da carteira. Das 3 siderúrgicas, a Gerdau é a que está em melhor situação, tanto de dívida, quanto de vendas fora do país. Se o mercado virar isso aqui tem potencial de valorizar demais. (Já chegou a custar mais de R$50 em 2008, não custa sonhar)

ETER3: Já foi uma ação defensiva que gerava altos dividendos. Agora parece que se perdeu, e os problemas com amianto não terminam nunca. Não pretendo aportar novamente nela em um futuro próximo.

TOTS3: Recebi no OPA da Bematech. Na verdade eu devia ter vendido BEMA3 antes do OPA, mas não me atentei a data e deixei passar. Vou deixar na carteira, mas não pretendo comprar mais.

ITSA4: Maior banco do Brasil, considerei uma boa compra. Mas acho que devia ter concentrado em BBAS (mais descontada) e ABCB4 (maior potencial de crescimento)

BBDC4: Mesma situação de ITSA4

CMIG3: Diversificação da carteira esta ação do setor elétrico tem a mão do governo nela. Apesar disso ainda tem bons indicadores fundamentalistas, PL baixo e bom DY, apesar que o lucro deve cair este ano.

É isso aí. Tem algumas outras ações que eu considero como Porto Seguro e Brasil Foods, mas não quero diversificar demais e acabar me perdendo com tanta coisa pra acompanhar, por enquanto vou só observando.

Até mais.

2 comentários:

  1. Parabéns Vira Lata!

    Eu tenho algumas ações que vc tem. E eu fechei fevereiro no vermelho! Alias, estou longe de fechar no verde!

    A rentabilidade total acho que fecha março no positivo, mas por conta do Tesouro Direto. Já as ações estão lá embaixo!

    Abraço!
    http://pobredesalmado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comprou Graziotin a 8 reais? Putz.
    Adoro essa empresa.

    ResponderExcluir